terça-feira, 18 de outubro de 2011

Transportes Públicos no Alto Alentejo


Não, não vou criticar a inexistência de uma rede de transportes públicos na nossa região. As linhas de comboio têm vindo a fechar sucessivamente, os transportes públicos rodoviários são quase inexistentes e, como se não bastasse, com uma frequência ridícula e com horários pouco ou nada compatíveis com uma actividade laboral. Mas não é isso - embora seja um assunto que mereça reflexão - que vou abordar, mas antes o preço dos transportes!!

Há dias um amigo meu de Portalegre veio visitar-me. Sabendo que a Rodoviária do Alentejo cobra cerca de 12 euros para o percurso Ponte de Sor-Lisboa, num total de 150 km (a rota passa por Mora), calculei que ele pagaria de bilhete uns 5 ou 6 euros, no máximo. Isto porque, ingenuamente, pensei que existisse alguma proporcionalidade entre o preço do transporte e a distância a percorrer ( neste caso pouco mais de 60 km).

Pois bem, o preço do bilhete com desconto de Cartão Jovem foi de 9,5 euros!!!!!!!! Fiquei incrédulo e sem conseguir adiantar uma explicação plausível. Poder-se-ia pensar que tratando-se de uma carreira diferente, uma quantidade insuficiente de procura pudesse ser responsável por esta disparidade de preço. No entanto, o meu amigo acabou por apanhar uma ligação que vinha de Lisboa e que termina em Santo António das Areias, ou seja, o mesmo autocarro que vai para Lisboa cobra 0,08 cêntimos por quilómetro a quem se descola para a capital do país e 0,15cent./Km para quem vai até à capital de distrito.

Alguém me consegue explicar porque é que se paga comparativamente quase o dobro para se ir a Portalegre?

2 comentários:

  1. O mesmo se passa na Beira Litoral.
    Para ir à terra dos meus avós é semelhante problema. Apanho o comboio até Coimbra - tudo muito bem. Mas depois só tenho um autocarro que ficou a substituir a automotora (que desactivaram para fazer o famigerado Metro Mondego). No entanto, o dito demora o dobro do tempo da antiga (mas funcional) automotora. Já para não falar nos horários de fim-de-semana... Depois, chegada a Serpins, fico sem qualquer transporte até Vila Nova do Ceira. Ou vou 10 km a pé, ou apanho um táxi. E aí está o interior profundo e ostracizado.
    Eles pressupõem que todos devem ter carro... e de facto quase todos têm, porque a isso os "obrigam"! Ir de Vila Nova do Ceira a Coimbra, para quem não tem carro, é uma dependência constante... em relação a quem tem e pode dar boleia. Ou então têm de se resignar em apanhar a única camioneta diária que parte para Coimbra... bem pela fresca.

    ResponderEliminar
  2. O mais ridiculo é que o preço do bilhete daqui de Portalegre a coimbra é de 10,90€ com desconto de cartão jovem e são 4h de viagem de comboio. E para Ponte de Sor de expresso pagar 9,50€ é mesmo sem comentários...lol... enfim...
    São coisas que algumas "Vozes" não conseguem mudar infelizmente, mesmo tendo toda a razão do Mundo!!!!

    Jonny Figueiredo

    ResponderEliminar